sábado, 22 de maio de 2010

Pac-Man, 30 anos!

Boa tarde, gente! Como vocês estão? Bom, passei a semana bem, tirando algumas provas que fiz. Mas vamos ao assunto principal desse post. Pac-Man. Muitas pessoas conhecem esse personagem como Come-Come, aquela bolinha amarela que sai comendo pontinhos brancos pela tela do seu computador ou televisão. Pac-Man, na verdade, é um jogo eletrônico distribuído pela empresa Namco. Produzido originalmente para Arcade (fliperama) no dia 22 de maio de 1980, tornou-se um dos jogos mais populares no momento, tendo versões para diversos consoles e continuações para tantos outros, inclusive na atualidade. A mecânica do jogo é simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade.

      (Pac-Man antigo)

O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como "Mrs. Pacman", e "Pacman Jr.", além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo "adventure", sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas.


 Onde surgiu a ideia do Pac-Man?
 A ideia do desenho original ocorreu durante um jantar com amigos, e deve-se a uma pizza sem uma fatia, que fazia lembrar uma boca aberta; assim tem origem uma personagem inspirada em Paku, uma personagem popular no Japão conhecido pelo seu apetite. A personagem e jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo Japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se. Em 1980, a Bally comprou os direitos nos Estados Unidos ; o jogo tornou-se famoso no ano seguinte. O jogo foi um dos mais populares, sendo o primeiro jogo de vídeo que originou um merchandising massivo, com camisetas, casacos, calças, copos de café, peluches, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, toalhas…Em 1982 é lançado Ms. Pac-Man, a primeira sequência de Pac-Man, que é um jogo semelhante ao original, no entanto a personagem é feminina (com a boca pintada com batom vermelho), e em vez de um labirinto, existem quatro labirintos diferentes. Também é lançado Pac-Man Jr. que mostra ser uma criança usa um boné com uma hélice em cima.

É possível jogar PacMan hoje em dia?
Óbvio que sim. Como o jogo se tornou muito famoso, hoje em dia é possível encontrarmos adaptações e até as versões originais para consoles modernos como PlayStation 2. Para os mais antigos, é possível encontrar o jogo também para PlayStation 1.


Para comemorar os 30 anos de PacMan, o Google também decidiu fazer uma homenagem ao jogo como vemos na foto a cima. Se quiser jogar o Come-Come, ou PacMan, é só ir no Google, ou se preferir jogar a versão original basta clicar aqui ou aqui. Boa diversão!

Fontes: Wikipedia

2 comentários:

  1. mano , eu jogava isso quando eu era pequena!
    era tao divertido :D

    ResponderExcluir
  2. muito da hora esse jogo,gosto muito de jogar quero atingir o meu record.....

    ResponderExcluir